A verdadeira e única estória de D. Sebastião.
Estrada de Alcoutim. 7.15 da manhã. Fevereiro de 1580.
(Ouvem-se passos de cavalo)
Agente da Guarda Nacional Monárquica ( GNM ) – Quem vem lá? Raio do Nevoeiro. Identifique-se, ófáxavôr.
D. Sebastião – El Rei, meu bom homem. Aqui El Rei.
GNM – El Rei? Mostre-se à ótoridade, ófáxavôr.
D. Sebastião – Estou a chegar, meu bom vigilante. Venho por bem.
GNM – Ora encoste-se aqui á beira da estrada ófáxavôr, para não incomodar o trânsito.A sua identificação e os documentos do equídeo, ófáxavôr.
D. Sebastião – Sou El-Rei D. Sebastião. Deve-me vassalagem. E este cavalo não tem documentos, pois trouxe-o de Alcácer-Quibir.
GNM – D. Sebastião? Vassalagem? E o equídeo não tem documentos é isso e circula com matrícula estrangeira?
D. Sebastião – É isso, meu bom homem.
GNM – Ora com que então sem documentos e a fazer-se passar pela falecida Majestade, ãh? Está a gozar com a ótoridade ou quê? Desça já do equídeo ófáxavôr.
D. Sebastião – N-não estou a gozar consigo. Estou-lhe a dizer: Sou Sua Majestade El-Rei D. Sebastião. Fugi do cárcere dos infiéis e roubei este cavalo para poder fugir para Portugal e regressar ao trono.
GNM – E ainda admite o furto do equídeo (puxa a espada). Desça com as mãos onde as veja e não resista à ótoridade ófáxavôr.
D. Sebastião – (descendo do cavalo). Estou-lhe a dizer que sou o Rei de Portugal, fugi do infiel!
GNM – El Rei...está bem está. Deve pensar que a ótoridade é parva. As mãos contra o equídeo ófáxavôr para eu o revistar.
D. Sebastião – Ouça o que lhe digo: Sou D. Sebastião, Rei de Portugal, neto de El-Rei D. João III e estive a lutar contra o infiel. Se me deixar ir recompenso-o com o título de Conde e concedo-lhe um feudo onde desejar.
GNM – (Enquanto revista D. Sebastião) A subornar a ótoridade? Oh-oh-oh! Eu sou um homem honrado. Isto não é a GNM do Algarve caralhe.A mim ninguém me compr… Qué isto? Quéque vomeçê trás aqui?
D. Sebastião – É para me tratar… Sofri bastantes injúrias no cárcere. Um aldeão mouro ofereceu-me essa barra para fazer um chá que me ajuda com as dores.
GNM – Com que estão um cházinho, ãh? Para as dores? Uma barra inteira destas? O meu amigo agora é que não se safa: Ora, faz-se passar pelo nosso mui querido e defunto soberano e só isso era suficiente para o levar à forca. Para além disso, entrou clandestinamente no país, não traz identificação pessoal, faz-se deslocar num equídeo roubado, falta-lhe um dente e sem inspecção, tentou corromper um agente da ótoridade e ainda por cima transporta uma grande quantidade de substâncias estupefacientes. Não sei se está a ver bem, mas o meu amigo está entregue à bicharada.
D. Sebastião – Mas sou O Desejado! Ordeno que me obedeça senão vai sofrer graves consequências!
GNM – Qual desejado… Você vai ser é O Enforcado! Mãos atrás das costas e vamos. Tem o direito de manter o bico caladinho. Tudo o que disser e mesmo o que não disser pode e vai ser usado contra si no tribunal da santa inquisição.Devia era ter pensado no que se estava a meter antes de transgredir. Só vai ter o que merece. Tenho cá uma raiva a esta bandidage pá, drogados do caralhe. Vá lá, à minha frente, andor foda-se!
D. Sebastião- Exijo falar com o Regente!
GNM- Quem ? Com El Rei Filipe II de Espanha? está-se bem cagando pra si, caralhe...ai não é caralhe, é conho que se diz agora. Inda me estou a adaptar a ser espanhol, mas não ta a ser difícil, já estou a ganhar mais dinheiro e acabaram-se as listas de espera nos hospitais ! Agora chega de hablar e entre na carroça.
E foi assim, naquela fria manhã de nevoeiro, que o sonho Português se desfez para sempre, e enquanto a carroça da GNM se afastava, levando D. Sebastião, O Desejado...perdão O Enforcado, o zeloso agente Meireles da GNM, com o sentimento de dever cumprido e de quem marcou a diferença num combate sem tréguas contra a corrupção e o crime, ia cantando feliz:
Dale a tu cuerpo alegria Macarena
Que tu cuerpo es pa' darle alegria y cosa buena
Dale a tu cuerpo alegria, Macarena
Heeeeeey Macarena!!
12 comentários:
Imaginação fertil!!!!
Boa semana
:)
beijos
Não
é so a minha imaginação que é fertil Brigitte!
lololol
beijinho doce !
Foi isso que quiz dizer!!!!
:)
Hasta siempre Alexa!
Olá!
Finalmente descobri o mistério...
Tu davas um optimo professor de história ( se calhar até já o és)
O que nós aprendemos contigo ;=)
Obrigadinha amigo ;=)))
Beijocas
De nada querida amiga, não tens que agradecer! lol
beijinho muito doce pra ti !
sem duvida que a história é bem mais credivel que a que nos ensinam na escola!
será que foi por causa dos elogios ao outros desenhos que decidiste publicar este? evitavas!
Não vice, foi só e apenas pela minha mui grande consciencia historica, baseada em fortes alicerces do conhecimento e rigor científico.
O Rei bem que poderia ter respondido: Porque no te callas?
Ahahahahah
e desrespeitar a ótoridade?? lololol
beijo doce amiga!
Grande post, Sam
Parabéns
mas olha que estou mesmo a falar a sério. Há um tempo que não fazias um tão bom.
beijo enorme, doce
Obrigado! outro pra ti amiga!
Enviar um comentário