sábado, 31 de janeiro de 2009

BIOGRAPHY - O MONSTRO DAS BOLACHAS

A vida do MONSTRO DAS BOLACHAS, com o rigor histórico do eminente Biografo Prof. Dr. Sam



A VIDA :
O Monstro das bolachas. O seu verdadeiro nome é desconhecido. Sabe-se apenas que nasceu em Monção por volta do ano de 1358. Filho de uma pobre viúva, padeira de profissão. Foi com sua mãe que aprendeu a cozer o pão, e com os restos de cada fornada, o jovem começou a aperfeiçoar a arte de fazer bolachas, ou os "pequenos pães" como lhe chamavam na altura. O jovem tornou-se famoso pelos seus " pequenos pães", e pelo apetite insaciável. Depressa a fama das bolachas chegou aos ouvidos da corte do rei D. Fernando I de Portugal, que começou a fazer encomendas para o seu exército. Para poder satisfazer as grandes encomendas que o monarca fazia, foi viver para os arredores de Alcobaça, uma pequena aldeia chamada Aljubarrota , onde conheceu uma jovem, bruta e robusta padeira, chamada Brites de Almeida.
A vida corria bem para o jovem casal, foi aí que se deu a famosa crise de 1383-1385. D. Fernando morreu sem deixar herdeiro para o trono. D. Leonor Teles de Menezes, viúva do rei falecido, queria entregar o trono a D. João de Castela...foi aí que a guerra estalou ! Tudo ficou decidido nos campos de Aljubarrota, na famosa batalha do mesmo nome, onde os castelhanos levaram uma surra das antigas. Derrotados os castelhanos puseram-se em fuga, sete deles resolveram esconder-se nos grandes e industriais fornos do jovem casal de padeiros. O monstro encontrou os castelhanos escondidos dentro do forno, sendo ele um natural de Monção e devido à proximidade com espanha, pode-se dizer que ele não era um grande adepto de Nuestros hermanos ( irmãos sim, amigos não, porque os amigos podemos escolher e os irmãos temos de levar com eles ), daí que com a ajuda da pá do forno, e da bruta da mulher, mataram os soldados castelhanos, esfolaram-nos, salgaram-nos e foram sendo comidos nas refeições de domingo do casal. Daí a velha expressão Portuguêsa " Até os comemos".
A FAMA :
Não se sabe como é que o monstro das bolachas e a Brites de Almeida conseguiram tamanha longevidade. Separam-se, Brites de Almeida mudou de nome e foi para deputada do PCP e é hoje conhecida por Odéte Santos. Ele foi para os EUA, onde foi das estrelas mais queridas do programa infantil Rua Sésamo, onde aí ficou conhecido pelo Monstro das Bolachas. Depois veio para Portugal para continuar o programa e andou a comer a jovem actriz Alexandra Lencastre, conhecida no programa por Guiomar.

CURIOSIDADES:
Anos mais tarde, o monstro enfrentou vários processos em tribunal nos EUA : Foi acusado pela justiça metrosexual de influenciar mal os jovens, instigando-os a comer bolachas, ou como eles dizem " Hidratos de carbono" contribuindo para a obesidade da juventude. Safou-se das acusações provando com os vídeos do programa, que nunca chegava a engolir as inúmeras bolachas que alarvemente enfiava na boca.
As gentes de Monção têm muito orgulho no Monstro das bolachas. No brasão da cidade figura a mãe do Monstro com duas enormes e apetitodas bolachas .
Esta biografia é dedicada com carinho à Susie. Foi um prazer, escrever a biografia desta personagem que tantas alegrias nos deu em pequenos.( eu consegui ver a versão em francês e depois, já mais velho, em Portugal. Bem hajas amiga!

12 comentários:

susana disse...

Deixa-me que te diga: tu tens uma criatividade nata. É esse o teu dom. Se queres trabalhar com crianças, se é esse o teu sonho, find a way. Por favor. Adorei, obrigada por teres atendido ao meu pedido! É que eu adoro o monstro das bolachas e sinceramente perguntava-me porque nas livrarias não há nenhuma biografia desta magnificiente persona. Agora percebi de onde vem o apetetite voraz... com uma padeira daquelas;)
Um beijinho para ti!
su

susana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
susana disse...

apetite*:P

I.D.Pena disse...

No meu blog , o infinito da continuidade, dediquei um tributo muito especial ao monstro das bolachas , por isso é claro que gostei que falasses do monstro das bolachas, já que sou uma apaixonada pelos marretas :)

Olha e depois n te esqueças de responder no meu blog, ando com duvidas existenciais, acho que isto é pior que o SPM :S lol

Bom fim de coiso Sam :D

Lu.a disse...

Rapaz, a tua imaginação supera qualquer expectativa, lol!

Beijinhos e boa semana! :)

Sam disse...

Susie, eu tb adoro o Monstro. Obrigado pelos elogios.
E não é que andei o fim de semana a cantar a música do monstro?
lolololol
beijinho doce !

Sam disse...

OLá ID ! assim que puder. vou lá dar uma olhada!
beijinho doce !

Sam disse...

Onrigado Lu !
beijinho doce !

Sandra. disse...

:))

bom dia carapauzitu

este nekinho, o monstro das bolaxas, faz me lembrar uma anedota q os meus pais contavam:

" Era ma veix um casal q taba a coiso e tal, e ela dezia lhe: - sim, sim, pede me tudo q quiseres! só q se lembrou de falar no momento em kele taba a saborear as coisinhas e bai daí q respondeu ca boka xeia: - DÁ ME BULAXAAAS!!!

;))

XINHINHUS PA TU DA LUA

Sam disse...

hahahahahaha! bem fixe essa! da proxima vou lebar bolachas "oreo" proque eu mereço!

beijinho doce !

Sandra. disse...

:))

num faças misturas tum acentuadas carapauzitu, pq bai xegar o momento em q bais fikar na dubida do ké q te tá dar mais prazer, sas bulaxas sas coisinhas ;)))

Sam disse...

LOLOOLOLOL