quinta-feira, 12 de março de 2009

O Trabalho, ou o complexo de Garfield


Quando falei aos meus caros leitores do pecado da Preguiça, fiquei com a sensação que tinham ficado coisas por dizer. Dada argumentação anterior, compreendemos como é fácil enganar um patrão ou um cliente. Não há dúvida de que eles não distinguem as tarefas necessárias à execução de um projecto, dum caroço de azeitona.Tudo o que lhes dissermos, desde que seja com cara séria, eles engolem.Mas o problema é que os colegas sabem o que nós fazemos. Como enganá-los? Não dá! É um perigo tentar intrujar o chefe dos chefes à frente dum colega. Ele pode facilmente desmascarar-nos.Ou os colegas alinham no jogo (só resulta com os colegas igualmente indolentes), ou somos mesmo obrigados a fazer amizade com o chefe, para rapidamente cair nas boas graças do mesmo, ao mesmo tempo que envenenamos e descredibilizamos os colegas eficientes. Não é assim tão complicado, acreditem.Até porque o colega competente é um empecilho. Sempre a complicar com ideias perigosas como "fazer rápido", "fazer bem" e "explicar bem as coisas ao cliente". O que nós queremos é "fazer de qualquer maneira" e "fazer a tempo". Normalmente o chefe concorda connosco.Outra forma de neutralizar os colegas mais perigosos é a táctica de "larga a bomba e foge". É muito simples: em conversas de café puxamos temas controversos em que dizemos mal de tudo e vamos envenenando tudo e todos. Ou então, na presença do chefe, começamos discussões polémicas e depois retiramo-nos discretamente da conversa. O colega rebela-se e afronta o chefe. Há sangue. Mas não é o nosso.Existem vários tipos de colegas, quase todos maus. Os piores são os mesmo muito competentes. Esses trabalham muito e trabalham bem. E invariavelmente fazem os outros colegas parecer mal. Mesmo os razoáveis, já não falo dos parasitas como eu. Arruinam completamente a nossa vida. E não dá para os descredibilizar. São demasiado bons e demasiado úteis. Não gosto deles.Os colegas menos maus são os preguiçosos como eu. Mas mesmo com esses, todo o cuidado é pouco. Partilham os nossos segredos de ronha. E um dia mais tarde podem-se voltar contra nós.Um problema sério seria se um colega competente ascendesse um dia a chefe. Aí ia ser a nossa desgraça. Felizmente os trabalhores competentes nunca chegam a chefes. São demasiado úteis a trabalhar. É preferível contratar inúteis engravatados para ocupar posições de chefia. Ou promover os trabalhadores mais inúteis. Assim não há quebra de produtividade.Seguindo esta lógica, é por isso que sou chefe e quero chegar a Chefe dos Chefes. Ganho muito mais do que mereço. E acho bem.É o que eu chamo de "Complexo de Garfield ".

20 comentários:

Sandra. disse...

:))

tumem gosto mui de puxar temas pa combersa e assim q kemeça a meter sangue dou de frosques de mansinho lolollllll o importante é q meta sangue ihihihihihi

ahh e ía te perguntar se pracasu num ías ser prumubidu a xefe, mas já és né, alguem sapercebeu de tudo q dizes antes de ti lolollllllll tolo :))

xinhinhus pa tu carapauzitu

Vício disse...

eu entendo-te! eu já tentei ser um funcionário competente por haver menos concorrência mas a minha natureza falou mais alto!

Brigitte disse...

Mas tu és assim?????

Sam disse...

é tão fixe "largar a bomba" né ??
hehehehe
beijinho doce Lua!

Sam disse...

o mal é a nossa natureza falar LOLOLOL
abraçe Vice!

Sam disse...

Nao pankekinha, é uma ficção!
lol
beijinho tão doce!

Brigitte disse...

ahhhhh logo vi!!!!
lollll

Sam disse...

:)))

Blimunda disse...

ok pronto! Hoje vou ser uma profissional competente. Estão a boicotar-me o oposto!

Sam disse...

HAHAHAHAHA! Cuidado Blimunda! o trabalho é contagioso!
lol
beijinho doce !
;))

I.D.Pena disse...

"Felizmente os trabalhores competentes nunca chegam a chefes. São demasiado úteis a trabalhar. É preferível contratar inúteis engravatados para ocupar posições de chefia. Ou promover os trabalhadores mais inúteis."

Só verdades Sam.

Por isso é que sou a minha própria chefe. Descobri que afinal de contas a preguiça deixa de existir quando se faz algo que se gosta.

Beijos e espero que sejas promovido.

Sam disse...

ID...Felizmente acho que está quase! o Chefe dos Chefes catual,acho que vai criar a sua propria Agencia de Viagens! e vai ter de começar a trabalhar!
eu é que fico no lugar!!! lol
vou obrigar o pessoal a tratar-me de Capi di tuti Capi...ou Padrinho....ou Don Sam...e a beijarem-me a mão!!
lolololol
beijo doce!

Kohinoor disse...

Realmente é verdade!
Deve-mos fazer o necessário e prometido, mas quando é para dar o litro e fazer mais que isso, a não ser que queiramos mesmo, o complexo de Garfield aparece lol

Fez-me lembrar uma citação do Groucho Marx, "I refuse to join any club that would have me as a member. "

SP disse...

Então se és chefe és um daqueles engravatados e outras coisas mais? :P

Beijinho muito cafeínado ;)

aespumadosdias disse...

É o que acontece na nossa Tugolândia.

Anónimo disse...

Realmente tens todo o perfil para seres chefe...porque acho que és um gajo competente...não sei se necessariamente nesse trabalho, mas competente! :D

Mas digo-te já...há uma maneira bem boa de utilizar o complexo de Garfield para ludibriar os coleguinhas...

...ofereces lasanha!!!!
eheheheheh :D

Beijo daqui até ao caroço da azeitona*

ps: Tens um mimo no meu blog com desafio atarrachado à tua espera! Só faz se quiser... lol :D

Sam disse...

hô Knorr...tb es Marxista?
lol

Sam disse...

Nada de gravatas Deusa...muita cafeina!

Sam disse...

Espuma...ninguem disse que a vida era justa!

Sam disse...

Ai gosto tanto de lasanha e de beijos até o caroço e de carinhos...hummm!
beijo doce!