terça-feira, 24 de março de 2009

NO CALOR DA NOITE- BROA DE MEL


Pelo eminente romancista e crítico literário, Sam, vencedor das 36 edições dos Prémios SAM de Literatura, do Instituto SAM de literatura.

Análise literária:
A letra da canção dos Broa de Mel:

"No calor da noite"
TU ESTENDE AS TUAS MÃOS
DEIXA O TEU PERFUME
BRISA DO MAR DE ILUSÃO
MEU FOGO TÃO QUENTE
MEU MASTRO SEM FIM
NO CALOR DA NOITE (REFRÃO)
TERÁS UM BRILHO NO OLHAR
UM OCULTO ARCO-ÍRIS
OU UM DESERTO DE LUAR
UM CHEIRO DE ALECRIM, AMOR
TU DEIXA O TEU OLHAR EM MIM
POISA DE REPENTE
MEU FOGO TÃO QUENTE
ROUPA AO ABANDONO
MEMÓRIA DE CHUVA
TU ESTENDE AS TUAS MÃOS
BRISA DO MAR DE ILUSÃO
MEU FOGO TÃO QUENTE
MEU ASTRO SEM FIM
NO CALOR DA NOITE (REFRÃO)

No calor da noite
O título da obra é simultaneamente de uma frontalidade tremenda, esmagadora e de uma originalidade arrepiante. Com esta escolha o autor mostra toda a sua vocação para as abordagens chocantes e polémicas de temas universais e parece-nos indicar directamente que não só nos vai abrir as portas para um universo de luxúria, como toda a história se passa nos trópicos.

TU ESTENDE AS TUAS MÃOS
(A utilização da segunda pessoa do singular leva-nos a crer que estamos seguramente perante um texto auto-biográfico. Magnífica caracterização de uma das personagens, da qual ficamos a saber que não se trata de um fóssil de ameijoa nem que está a utilizar as mãos de outra pessoa.O autor está sem dúvida vocacionada para a acção, com a utilização demolidora do verbo ‘estender’, embora encubra de um modo muito inteligente, a forma de como essa acção foi desenrolada. Desconhecemos, propositadamente, se as mãos estavam fechadas, abertas ou a fazer piretes.)

DEIXA O TEU PERFUME
(O autor não é passivo. Tem vontade própria e muito provávelmente um cheiro nauseabundo, que até ao próprio incomóda. Subentendemos igualmente que o autor está sem cheta para comprar perfume ou mesmo um desodorisante que seja.Pelo espírito ambientalista que emana da obra de Broa de Mel, acreditamos tratar-se de uma essência natural, que pode ser rabanete ou enxofre.)

BRISA DO MAR DE ILUSÃO
(Aqui está a marca do perfume que o autor deseja, de aromas naturais como prevíamos, numa espectacular e subtil jogada de marketing, mas também numa arrojada exposição dos seus gostos pessoais. O perfume ‘Brisa do Mar’ de Horácio Ilusão, conhecido estilista da terra dos Broa de Mel, é uma fragrância suave e inspiradora, sensual e audaz, o que nos indica a disposição do autor.)

MEU FOGO TÃO QUENTE
(Numa exemplar utilização dos recursos linguísticos, o autor dá-nos a entender a sua obssessão pelo fogo, revelando-nos que ateou qualquer coisa que estava ali ao pé. É a invocação de um momento real da vida do autor em que incendiou uma azinheira uma mata nacional quando estava a assar uma chouriça no campo. A imersão na intimidade mais complexa e incoberta do autor é arrepiante e surpreendente.)

MEU MASTRO SEM FIM
(Não residem dúvidas do forte cariz sexual da frase, nem tão pouco do profundo narcisismo do autor, que revela ser de raça negra ou então com falta de vista. O fogo desperta todo um instinto sexual recalcado e provavelmente desconhecido, que tem uma reprecursão física no autor.)

NO CALOR DA NOITE (REFRÃO)
(O autor, que até agora tinha sido bastante directo e frontal, deixa-nos em suspense em relação ao que está a acontecer. Esta frase apenas nos dá uma localização temporal mas deixa os leitores curiosos. Chegando ao refrão é momento de recapitular: Sabemos que o autor, que cheirava mal, está com um valente tesão ao pé de um incêndio que o próprio provocou enquanto assava uma chouriça. Perto de si está algo com mãos – uma pessoa com quem o autor revelava mais intimidade? - e que tinha um frasquinho de perfume do estilista Horácio Ilusão.)

TERÁS UM BRILHO NO OLHAR
(O autor dirige-se provávelmente á outra personagem enumerando-lhe as vantagens de olhar para o fogo sem óculos de sol, já fascinado com a ocurrência.)

UM OCULTO ARCO-ÍRIS
(Extraordinária frase do autor que em apenas três palavras nos dá várias idéias fundamentais: i) Recorda-nos que estamos de noite, porque á noite não se vê o arco-íris; ii) O tempo não está muito bom, pois o arco-íris é uma ilusão óptica que existe apenas se houver sol e chuva.)

OU UM DESERTO DE LUAR
(Metáfora brilhante onde o autor esplana toda a sua gama de recursos poéticos para exprimir que a outra personagem não consegue ver nada ofuscada pelo esplendor do incêndio.)

UM CHEIRO DE ALECRIM, AMOR
(A outra personagem aturdida pelo cheiro do ‘Brisa do Mar’, de Horácio Ilusão, não reconhece o aroma do alecrim, pelo que o autor deve explicar-lhe. Podemos pensar que o autor, pela palavra amor, tem algum tipo de sentimento mais profundo pela outra personagem, o que não é necessáriamente verdade. A palavra ‘amor’ é usado apenas por uma questão semântica, pois o autor tería preferido utilizar o termo ‘miga’. A mestria na arte de iludir o leitor.)

TU DEIXA O TEU OLHAR EM MIM
(A outra pessoa acabou por ficar ceguinha.)

POISA DE REPENTE
(O incêndio, por alguma razão começa a diminuir de intensidade e a apagar-se, o que surpreende o próprio autor. É transmitido ao leitor uma sensação de desilusão.)

MEU FOGO TÃO QUENTE
(O recurso a um verso anterior para exprimir sensações distintas é verdadeiramente genial. Enquanto que o primeiro emanava vigor, este verso é já uma recordação que demonstra saudosismo e pena, pois o incêndio está a apagar-se.)

ROUPA AO ABANDONO
(Com o calor o autor ficou todo nu e atirou a roupa para qualquer lado. Á noite e ás escuras é difícil vestir-se.)

MEMÓRIA DE CHUVA
(A chuva acabou, mas o incêndio que chegou a queimar o alecrim está agora apagado. Como está tudo molhado já não é possível reviver os sentimentos anteriores, ateando novamente o fogo, o desejo secreto do autor. Ainda por cima, está agora tudo ás escuras e provavelmente não vai conseguir encontrar o caminho de casa.)

TU ESTENDE AS TUAS MÃOS
(A mesma frase do início do poema, com um significado distinto. A outra pessoa agora precisa da ajuda do autor para a guiar porque ficou ceguinha. Agora estará inequívocamente a fazer-lhe piretes.)

BRISA DO MAR DE ILUSÃO
(Nova referência ao perfume de Ilusão porque exigências contratuais, acreditamos nós.)

MEU FOGO TÃO QUENTE
(Tristeza e frustração do autor. Poderá repetir a experiência para saciar o seu ímpulso mais animal. É esse o seu desejo íntimo. A tristeza do autor é acompanhada pela perda de intensidade narrativa.)

MEU ASTRO SEM FIM
(O saudosismo do autor que compara o incêndio a um sol enorme. A sua dôr é agonizante. Reconhece ter tido necessidade de utilizar protector factor 87.)

NO CALOR DA NOITE (REFRÃO)
(Num final lamorioso mas apoteótico. Não sabemos o que aconteceu á chouriça.)

PROXIMA ANÁLISE LITERÁRIA DO EMINENTE PROF DR. SAM:

"PASSEAR CONTIGO."

26 comentários:

Brigitte disse...

lolllll
Tu até gostas destas coisas.....

:)

Sam disse...

LOL, no fundo...bem lá no fundo....mas gostar mesmo é de ti!
lol
:)))
beijinho tão doce!

Sandra. disse...

:))

o meu pá dizia q são um casal simpa, trabalhavam na empresa dele :))

"passearrrr conti gu...amar e ser felizzzz...turitutu...é o q mais kero na bidaaaaaaaaaaaaaaaaaa ihihihihi (num me lembro de mais ninhuma)

xinhinhus carapauzitu

Brigitte disse...

Na, na, na.....tu gostas é dos Broa de Mel!!!!

:)
lol

SP disse...

Sam... Já me tinhas dito que eras fã dos broa de mel. Nunca pensei é que o tornasses público!

;) Beijinho

Vício disse...

deixa lá essas coisas! dedica-te a broa de milho com sardinha assada e tinto carrascão!

Cláudia disse...

A minha mãe adorava este grupo :))))

Noiva Judia disse...

Tens de fazer um sobre o Quim Barreiros, pá! Isso é que é poesia profunda!

escarlate.due disse...

oh Sam, desta vez (só desta lol) tenho de reconhecer: melhor seria impossivel!!!
demais!!!

beijo doce Sam

Anónimo disse...

O meu "mastro sem fim"...Fantástico...Seria um excelente slogan para um vibrador, tavez com sabor a broa de mel, não?! LOLOLOL XD

De facto és um romancista nato, com dons inexplicáveis para transformar algo que tem má figura, em algo digo de ser "um astro sem fim", que nos dá aquele "brilho no olhar", com cheirinho a "alecrim"...! :D

Isto tá tão bom que nem sei mais "como hablar"... ;)

Um beso oculto en el calor de la noche*

Sam disse...

Com cantas bem Fanekinha....mas eu num sei dançar! lololol

beijinho doce Faneka!!

Sam disse...

HO pankekinha, bro de mel...pankekinhas....é tudo bom!!
lol

Sam disse...

HO Deusa...tb sou teu fã! isso já é publico!
beijo tão doce!

Sam disse...

hO Vice...e não é que marchava???

Sam disse...

A minha mãe tb Claudinha....toda a gente tem os seus altos e baixos!
lolol0olol

Sam disse...

Noiva: o Quim...é um visionário, um filosofo respeitavel...é boa ideia, mas vai requerer inspiração!
lolol
beijo doce na minha noiva!

Sam disse...

Tb es fã dos Broa de Mel Escarlate??

lolol
desta vez e pra sempre:
beijo doce!

Sam disse...

E ha coisa melhor que uma mulher nos chamar " Meu mastro sem fim" ?
lol
como hablar, si cada parte de mi mente es tua?
lol

I.D.Pena disse...

Uau só agora li este post .

Mas Sam quando disseste:

"O autor está sem dúvida vocacionada para a acção, "

Aqui neste treixo não percebi , o autor está vocacionada , qual é o sexo do autor, n será antes uma autora ?

;)

"acreditamos tratar-se de uma essência natural, que pode ser rabanete ou enxofre.)"

Lol a sério :o :P ahahahahhah


"(Não residem dúvidas do forte cariz sexual da frase, nem tão pouco do profundo narcisismo do autor, que revela ser de raça negra ou então com falta de vista. O fogo desperta todo um instinto sexual recalcado e provavelmente desconhecido, que tem uma reprecursão física no autor.)"

Os tapadinhos de todo podem dizer que é uma afirmação racista da tua parte, mas não ligues porque o que eles querem é sarna para se coçar lololololol :P

Está genial Sam :)

And my favorite is :

"TU DEIXA O TEU OLHAR EM MIM
(A outra pessoa acabou por ficar ceguinha.)"

hehehe, o gaijo se calhar é Toininho não ? :P

hehehe

Beijos Doces !

Sam disse...

heheheheh! genial és tu...e pelos vistos a pulguinha tb!!
loL

racista eu? eu fui mais vítima de racismo que qq um que conheça!
:))) de verdade!

toininho....hum, gosto da expressão, tenho de usá-la mais vezes nas minha conversas...tem classe! ó toino!
hahahah

beijihno doce!

Anónimo disse...

Xunga de verdade, a outra deles o "Broa sem Mel", é "Não te Venhas Já", não!... não é essa! é "Não Te Vás".

Anónimo disse...

Xunga de verdade, a outra deles o "Broa sem Mel", é "Não te Venhas Já", não!... não é essa! é "Não Te Vás".

Anónimo disse...

ola só agora li todos os comentarios a letra do calor da noite e gostava de dizer que é meu astro sem fim

Anónimo disse...

Bonjorno, oserialblogger.blogspot.com!
[url=http://cialisybea.pun.pl/ ]Acquistare cialis online[/url] [url=http://athe.pun.pl/ ]Acquisto [/url] [url=http://viagraradf.pun.pl/ ]Vendita viagra in Italia[/url] [url=http://viagraonline.pun.pl ]Comprare viagra [/url] [url=http://viagracqui.pun.pl/ ]Comprare viagra in Italia[/url] [url=http://cialisenta.pun.pl/ ]Comprare cialis [/url]

Anónimo disse...

cheap xanax no prescription best website to order xanax - xanax 2mg pill identifier

Anónimo disse...

order alprazolam xanax overdose icd-9 code - pass drug test day xanax