segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

CULTURA DE UM GAIJO


Um Estudo Sociológico, do eminente poeta, romancista, crítico literário, antropólogo, sociólogo, carpinteiro, canalizador, trolha, filósofo e Líder Espiritual Sam .
Um gaijo que seja culto ou em vias de o ser, faz sempre sucesso juntos das gaijas que fizeram mais do que a quarta classe. Mas um gaijo ser culto pode significar muita coisa diferente. O conceito cultural é muito transversal e diversificado. Existem vários tipos de gaijos cultos, a saber:
Gaijo Basicamente inculto :
- Não perde um único espectáculo do Tony Carreira no Pavilhão Atlântico. Vê habitualmente a TVI e só muda para a RTP1 para assistir ao Preço Certo em Euros. Frequenta Centros Comerciais aos Domingos vestindo um magnífico fato de treino de contra-facção. Lê os livros dos gaijos e gaijas que frequentam os reality-shows e elege o Manuel Luis Goucha como o português com quem gostaria de almoçar. Gosta de ir ao cinema onde come pipocas alarvemente e indigna-se por a Academia ainda não ter atribuído um Óscar ao Van Dame. É fã dos programas do António Sala, tem nas anedotas do Fernando Rocha o êxtase da diversão e não perde as análises comportamentais do Cláudio Ramos e da taróloga Maya. Vota no PS mas nunca ouviu falar do Manuel Maria Carrilho. Dá o cú e cinco tostões para passar uma semana de Agosto num apartamento T0 em Armação de Pêra ou Quarteira, com o resto da família.
Gaijo Medianamente inculto mas com esperanças de melhorar :
– Vai ao hipermercado comprar livros mas apenas consegue ler o índice e o prefácio, a seguir decora a prateleira com as aquisições para os amigos verem. Compra os CDs da Shakira e do Boss AC mas ouve às escondidas o José Malhoa e o José Cid. Foi ao Rock in Rio ver os DZRT e a seguir virou costas ao palco para ver os famosos que estavam presentes. Gosta de aparecer na televisão e por isso tenta concorrer ao Um contra Todos, mas não passa da segunda pergunta dos que estão sentados na bancada com um número luminoso à frente. Entra numa galeria de arte se for entrada livre e começa a dizer que também era capaz de fazer igual. Vota alternadamente no PS ou no PSD, dependendo do líder.
Gaijo na Transição para o medianamente esclarecido mas com altos e baixos :
– Gosta de ler os livros da Margarida Rebelo Pinto porque tem poucas páginas. Está com vontade de ler o José Rodrigues dos Santos mas hesita devido ao volume dos livros. Interessa-se por música e ouve umas coisas interessantes, mais em português do que estrangeiro. É capaz de aguentar até ao intervalo um filme do Manoel de Oliveira e adorou ver a versão moderna do Crime do Padre Amaro. Ouve a RFM e a Rádio Comercial, acha piada ao Nuno Markl e sorri timidamente com as piadas do José Carlos Malato. Gosta de ir às lojas da FNAC e entretém-se a ouvir música nos auscultadores de consulta dos CDs. Usa um iPOD. Adora ir à Serra Nevada na passagem do ano. Assiste medianamente interessado aos telejornais. Só vai votar se não estiver a chover e normalmente é ao calhas.
Gaijo Moderadamente culto com tendência para evoluir :
– Apesar de ainda não ter conseguido ler até ao fim os livros do António Lobo Antunes, interessa-se por autores portugueses, mas também gosta da Isabel Allende. Leu o Equador em 10 meses e ficou com a sensação de já ter lido o livro anteriormente mas com outro nome. Gosta de ouvir música moderna portuguesa e estrangeira, nomeadamente Rui Veloso, Luís Represas, Robbie Williams e U2. Vai ao cinema com frequência e incomoda-se com o barulho dos energúmenos a comerem alarvemente pipocas e a sorverem a Coca-Cola. Assiste sempre à cerimónia da entrega dos Óscares e chega a acertar nalguns nomeados. Gosta de viajar, preferindo as Caraíbas ou o Brasil e no Inverno, uma vez por outra, mete-se dentro do carro e vai ao Gerês. Na Páscoa e numa quinzena em Julho vai para Albufeira ou arredores. Vota em função das patifarias que o anterior governo ou presidente de câmara fez.
Gaijo Simplesmente culto :
– Deixou de ler o Saramago porque já há muita gente a ler. Detesta tudo o que os outros gostam. Prefere ler livros que ninguém conheça e que não cheguem à 3ª edição em menos de 15 dias como o do Santana Lopes. Gosta de ver curtas-metragens que ninguém entende e cinema europeu, não comercial. Faz férias na Europa civilizada (nem Portugal nem Espanha) mas tem vontade de conhecer outras paragens, nomeadamente a Ásia e o Médio Oriente. Tem horror ao Algarve e à Costa da Caparica e não suporta a ideia de ir a uma praia onde estejam mais de cinco pessoas. Ouve a Antena 2, vê a RTP2 e o canal Mezzo. Vai todos os anos ao Cascais Jazz e detesta concertos com música alta. Aprecia jantares intimistas com amigos onde se possa discutir as novas tendência da música e da literatura. Frequenta galerias de arte e já esteve várias vezes no Guggenheim em Bilbao. Gosta de arte contemporânea e tem orgasmos psicológicos com as instalações do Pedro Cabrita Reis. Lê o
Abrupto para falar mal do Pacheco Pereira e o Blasfémias para se irritar. Nunca vota e tem raiva de quem o faz.
Gaijo(a) Mesmo, mesmo muito culto(a) :
– Apenas lê :

O SERIAL BLOGGER

23 comentários:

Sandra. disse...

:))

pa se ser mui mui culta só poderei ler este brog??

tás lixaduuuuuuuu, pq bou te sinalizar :))

lolol , agora deu me pa isto, sinalizar brog's :))) podia ser pior né??

xinhinhus pa tu da lua

Sam disse...

Bom dia fanequinha!
tou lxadu? mas proquê? sinaliza atão, é o que tá a dar!
e quando puderes me dar uma tricadela no pescanhoço eu fico tb sinalizado!

lololol
beijinho doce !

I.D.Pena disse...

"Um Estudo Sociológico, do eminente poeta, romancista, crítico literário, antropólogo, sociólogo, carpinteiro, canalizador, trolha, filósofo e Líder Espiritual Sam ."

Ah pah ! Só por seres trolha deixaste de ser apelativo na minha opinião.

Pior que um trolha assumido é um trolha homosexual não ass-cumido.

Hehehe

Sam disse...

eu posso te provar que sou hetero....mas tens tomates pra isso?

I.D.Pena disse...

Ahahahah , o macho a invocar a tomatada, n tenho tomates , mas tenho melões :D

Sam disse...

não quero saber o que tens: marca hora, dia, escolhe as armas!

I.D.Pena disse...

pode ser um concurso de escarras ?

Vício disse...

tens alguma coisa contra mim? porque é que não falas de génios, neste post, que só lêem o Pensamento pró fundo?

Sam disse...

ID, não.mas podes ser um concurso de quem mija mais longe!

Sam disse...

Vice....tu sabes muito bem que quem lê o teu blog lê o meu!

I.D.Pena disse...

Batoteiro.

Sam disse...

chama-lhe o que kiseres!

I.D.Pena disse...

Agora diz-me ó Sábio de meia tigela , aonde é que aqui : "Pior que um trolha assumido é um trolha homosexual não ass-cumido.
" o garruço de paneleiro te serviu ?

Sim ! Porque apenas te chamei de trolha assumido.

Sam disse...

vem pedir batatinhas agora!

I.D.Pena disse...

Vou-me embora a publicidade que o Vicio fez teve um efeito tardio , ahahahah .

Bjs Sam :)

Anónimo disse...

Ah foda-se, ate que enfim algo que me esboçe uma tentativa de subir o ego: se tivesse pichota (piça, vá!) seria um gajo (obviamente...) culto... se bem que o facto de me ter mudado de bagagens para o algarve não deve abonar muito em meu favor (sim, só me mudei de bagagens, pq as armas deixei-as em Coimbra, para qdo voltar à luta dos shots).

Jinhos grandes doidão (obrigada pela tua msg no meu blog... estava a precisar)

Sam disse...

quéque tás a fazer com os mouros caralho?
Caga em Portugal e vem é pro Norte caralhe!!! aqui fazes bida!!

E não agradeças´, por ti era capaz de fazer bem mais !
beijo doce !

escarlate.due disse...

muito muito culto? AHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAAHAH
oh Sam tu não tens cura, pois não?!
lol

mas olha que este post está tão cheio de verdades que até transborda

escarlate.due disse...

boas esqueci-me de retribuir os doces beijos ou beijos doces e eu até estou a empanturrar-me em chocolate pprtanto são mesmo doces

sara da silva disse...

'serial blogger', gosto. e gosto do teu estilo. quando for grande só quero ler o teu blog! abraço forte... fica bem :)

Alexa disse...

lolada...lolada...lolada...o que vale é q tu sabes q lá no fundo, fundo, fundo da tua mais profunda essência a "coltura" que tu emanas é deveras...como direi..."colta"
ósculos e amplexos

Sam disse...

osc...ampl..qué que tu me chamas-te?
Espero que isso seja bom e que tenha alguma coisa a ver com o culto à minha machidade!
lolol
obrigada, e beijinho doce !

Anónimo disse...

Perche non:)