segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

D.SEBASTIÃO, O ENFORCADO


A verdadeira e única estória de D. Sebastião.
Estrada de Alcoutim. 7.15 da manhã. Fevereiro de 1580.

(Ouvem-se passos de cavalo)

Agente da Guarda Nacional Monárquica ( GNM ) Quem vem lá? Raio do Nevoeiro. Identifique-se, ófáxavôr.
D. SebastiãoEl Rei, meu bom homem. Aqui El Rei.
GNMEl Rei? Mostre-se à ótoridade, ófáxavôr.
D. SebastiãoEstou a chegar, meu bom vigilante. Venho por bem.
GNM Ora encoste-se aqui á beira da estrada ófáxavôr, para não incomodar o trânsito.A sua identificação e os documentos do equídeo, ófáxavôr.
D. SebastiãoSou El-Rei D. Sebastião. Deve-me vassalagem. E este cavalo não tem documentos, pois trouxe-o de Alcácer-Quibir.
GNMD. Sebastião? Vassalagem? E o equídeo não tem documentos é isso e circula com matrícula estrangeira?
D. SebastiãoÉ isso, meu bom homem.
GNMOra com que então sem documentos e a fazer-se passar pela falecida Majestade, ãh? Está a gozar com a ótoridade ou quê? Desça já do equídeo ófáxavôr.
D. SebastiãoN-não estou a gozar consigo. Estou-lhe a dizer: Sou Sua Majestade El-Rei D. Sebastião. Fugi do cárcere dos infiéis e roubei este cavalo para poder fugir para Portugal e regressar ao trono.
GNM E ainda admite o furto do equídeo (puxa a espada). Desça com as mãos onde as veja e não resista à ótoridade ófáxavôr.
D. Sebastião(descendo do cavalo). Estou-lhe a dizer que sou o Rei de Portugal, fugi do infiel!
GNMEl Rei...está bem está. Deve pensar que a ótoridade é parva. As mãos contra o equídeo ófáxavôr para eu o revistar.
D. SebastiãoOuça o que lhe digo: Sou D. Sebastião, Rei de Portugal, neto de El-Rei D. João III e estive a lutar contra o infiel. Se me deixar ir recompenso-o com o título de Conde e concedo-lhe um feudo onde desejar.
GNM (Enquanto revista D. Sebastião) A subornar a ótoridade? Oh-oh-oh! Eu sou um homem honrado. Isto não é a GNM do Algarve caralhe.A mim ninguém me compr… Qué isto? Quéque vomeçê trás aqui?
D. SebastiãoÉ para me tratar… Sofri bastantes injúrias no cárcere. Um aldeão mouro ofereceu-me essa barra para fazer um chá que me ajuda com as dores.
GNM Com que estão um cházinho, ãh? Para as dores? Uma barra inteira destas? O meu amigo agora é que não se safa: Ora, faz-se passar pelo nosso mui querido e defunto soberano e só isso era suficiente para o levar à forca. Para além disso, entrou clandestinamente no país, não traz identificação pessoal, faz-se deslocar num equídeo roubado, falta-lhe um dente e sem inspecção, tentou corromper um agente da ótoridade e ainda por cima transporta uma grande quantidade de substâncias estupefacientes. Não sei se está a ver bem, mas o meu amigo está entregue à bicharada.
D. SebastiãoMas sou O Desejado! Ordeno que me obedeça senão vai sofrer graves consequências!
GNM Qual desejado… Você vai ser é O Enforcado! Mãos atrás das costas e vamos. Tem o direito de manter o bico caladinho. Tudo o que disser e mesmo o que não disser pode e vai ser usado contra si no tribunal da santa inquisição.Devia era ter pensado no que se estava a meter antes de transgredir. Só vai ter o que merece. Tenho cá uma raiva a esta bandidage pá, drogados do caralhe. Vá lá, à minha frente, andor foda-se!
D. Sebastião- Exijo falar com o Regente!
GNM- Quem ? Com El Rei Filipe II de Espanha? está-se bem cagando pra si, caralhe...ai não é caralhe, é conho que se diz agora. Inda me estou a adaptar a ser espanhol, mas não ta a ser difícil, já estou a ganhar mais dinheiro e acabaram-se as listas de espera nos hospitais ! Agora chega de hablar e entre na carroça.

E foi assim, naquela fria manhã de nevoeiro, que o sonho Português se desfez para sempre, e enquanto a carroça da GNM se afastava, levando D. Sebastião, O Desejado...perdão O Enforcado, o zeloso agente Meireles da GNM, com o sentimento de dever cumprido e de quem marcou a diferença num combate sem tréguas contra a corrupção e o crime, ia cantando feliz:

Dale a tu cuerpo alegria Macarena
Que tu cuerpo es pa' darle alegria y cosa buena
Dale a tu cuerpo alegria, Macarena
Heeeeeey Macarena!!

13 comentários:

Brigitte disse...

Imaginação fertil!!!!
Boa semana
:)
beijos

Sam disse...

Não
é so a minha imaginação que é fertil Brigitte!
lololol
beijinho doce !

Brigitte disse...

Foi isso que quiz dizer!!!!
:)

Alexa disse...

Inda bem que houve alguém que me conseguiu explicar o que aconteceu ao D. Sebastião...

eheheheh

Hasta!! Buenos dias!!!

Sam disse...

Hasta siempre Alexa!

mjf disse...

Olá!
Finalmente descobri o mistério...
Tu davas um optimo professor de história ( se calhar até já o és)
O que nós aprendemos contigo ;=)
Obrigadinha amigo ;=)))

Beijocas

Sam disse...

De nada querida amiga, não tens que agradecer! lol
beijinho muito doce pra ti !

Vício disse...

sem duvida que a história é bem mais credivel que a que nos ensinam na escola!

será que foi por causa dos elogios ao outros desenhos que decidiste publicar este? evitavas!

Sam disse...

Não vice, foi só e apenas pela minha mui grande consciencia historica, baseada em fortes alicerces do conhecimento e rigor científico.

Carmita disse...

O Rei bem que poderia ter respondido: Porque no te callas?
Ahahahahah

Sam disse...

e desrespeitar a ótoridade?? lololol
beijo doce amiga!

claras manhãs disse...

Grande post, Sam
Parabéns
mas olha que estou mesmo a falar a sério. Há um tempo que não fazias um tão bom.

beijo enorme, doce

Sam disse...

Obrigado! outro pra ti amiga!